Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os hipertextos

O novo espaço de leitura e escrita está disponível a partir do clique de um mouse. É um mundo de informações que leva o internauta a navegar na internet sem manusear livros, revistas ou textos impressos. "Os hipertextos, por sua vez, normalmente contam ou podem contar com a presença de imagens, ícones, outras marcas, como os hiperlinks, as barras de rolamento, diferentes formas de mostrar que um botão está ou não ativado, sons, gráficos, animações, vídeos, entre outros"(Coscarelli, 2002)
O leitor virtual enquanto lê, vai tecendo seu texto indefinidamente como em caminhos entrelaçados e intrincados.

COSCARELLI, C.V.(org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Adenilza Soares

2 comentários:

  1. DOMINGO DIA 18 DE ABRIL DE 2010

    6ª feira pela manhã eu estava meio cansado então baixei a cabeça e tirei um cochilo, veio a professora Suely com uma revista para eu ler e marcar algo de importante, comecei a lê a revista relacione o seguinte:
    1º As cartas são substituídas pelos E-mails, os diários intimo pelos blogs, os telegramas pelo Twitter, a enciclopédia pela Wikipedia, o álbum de fotos pelo Flickr.
    2º O you-tub é mais atraente do que a TV. assinatura de jornais porque as alertas do google lhe enviam as noticias que lhe é realmente mais interessante.
    3º O SKYPE e o MSN são melhores do que o telegrama. O correio é substituído pelo ORKUT, que pode desejar Feliz Natal, Feliz Aniversário de maneira mais rápida e ainda pode ser acessado o sitio do Banco onde a pessoa tem conta, isso sem precisar sair de casa.
    4º Os professores poderia ensinar seus alunos a tirarem maior proveito dos recurso que a tecnologia lhes oferece.
    5º O letramento digital do professor é fundamental para que ele faça o que nasceu para orientar! Orientar seus alunos em meio ao universo de palavras, imagens, sons, e movimento que se descortina na tela do computador
    6º e último uma orientação ampla, ética, estática, política, científica sapientíssimo, humanizante, e uma orientação "menor", metodológica, instrumental, institucional e gramatical.
    Comentário feito por Gabriel Perissé na Revista língua. Sitio www.revistalingua.com.br

    Antônio Gadêlha Filho

    ResponderExcluir
  2. Tibau do Sul, 18 de abril de 2010

    Caros Colegas de Turma

    Quero me desculpar por não ser tão familiarizado com as novas tecnologias, consegui abri o nosso blog com a ajuda do meu filho, mas tudo bem, sei que um dia tudo isso vai mudar e eu mesmo vou poder acessar sem ajuda, sei que não é vergonhoso dizer que não sei, vergonhoso para mim é dizer que sei sem saber, mais uma vez desculpe-me.

    Gadêlha

    ResponderExcluir