Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobre o texto da Sarita

ARAÚJO, Rosana Sarita. Letramento digital: conceitos e pré-conceitos. Anais eletrônicos do 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 1ª Ed. UFPE, 2008. Disponível em: www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Rosana-Sarita-Araujo.pdf

*Muito me chamou a atenção quando Rosana Sarita apontou para a importância da escola, que continua a ser de grande importância para a formação letrada do sujeito, abraçar o letramento digital, pois o computador pode ser seu grande aliado para a formação de um sujeito investigador, onipresente, ilimitado e capaz de realizar múltiplas tarefas com o objetivo de compreender o mundo e sua problematização.
Entretanto, preocupei-me quando se referiu às reformulações do sistema educacional ora em vigor, pois repensar os referenciais teóricos, o currículo, as relações de poder, o papel do professor e a pedagogia intercultural – como sugerido por Ramal – demandará um longo tempo e enfrentará resistências múltiplas, mas não restam dúvidas de que, assim como reflete a autora, o letramento digital ganhará expressividade e configurará um sujeito passível de exercer plenamente a sua cidadania.

*Lúcia Farias.

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