Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Escola x Novas Tecnologias

XAVIER, Antonio Carlos. Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais. Disponível em:
Acesso em: 18/03/2010.

“As escolas que desconhecem ou desconfiam do funcionamento e das vantagens das novas tecnologias têm se recusado a usá-las (...) têm se deixado levar por ideias e concepções sem o menor fundamento científico. Alguns professores têm reproduzido um discurso tecnófobo sem a reflexão necessária ou suficiente.”

“Tal atitude de repúdio às novas tecnologias esconde às vezes uma acomodação profissional dos que fazem a escola, para que não sejam revistos certos conceitos de ensino e reavaliadas algumas atividades pedagógicas repetidas anos a fio, na maior parte das vezes sem sucesso.”

*Compreendo que o novo assusta, mas acredito que não devemos dizer que não gostamos de algo que não conhecemos. Todo começo é difícil. Minha iniciação tecnológica, por exemplo, foi digna de piada - filho, irmão, amigas... todos em alerta quando eu precisava usar o computador. Hoje, uso a tecnologia em benefício das minhas aulas e sinto prazer em fazê-lo. Ainda preciso (e aprecio) trocar informações com quem tem mais experiência e acho que isso me engrandece.

*Lúcia Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário