Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Não sei ler na tela"

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela: letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa(Orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2 ed. belo Horizonte:Ceale, Autêntica, 2007. p. 125-149

Ao analisar a evolução da escrita, Ana Elisa observa que o leitor também evolui, adaptando-se a cada novo suporte, sem precisar começar do zero ao lidar com um novo recurso, com uma nova tecnologia, pois se utiliza de seus conhecimentos prévios para chegar a uma nova forma de manipulação dos novos objetos.

*Entretanto, no cotidiano, percebemos que nem todos os leitores evoluem, ou seja, há aqueles que, por medo, desinteresse, falta de habilidade, entre outros motivos, fogem dessa evolução, justificando que "falta tempo para aprender a manusear o computador", "não aprecia inovações tecnológicas", "a leitura na tela é mais cansativa", "o papel é mais fácil de transportar", etc.

*Lúcia Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário