Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O blog constitui-se um gênero emergente no contexto digital. De acordo com Komesu (2005), o termo vem de weblog, ou seja, “arquivo na rede”. Surgiu em agosto de 1999, criado pelo norte-americano Evan Williams.Trata-se de um diário aberto, o blogueiro[6] deixa registrado, em forma de diário, seu cotidiano.
Segundo Marcuschi (2005, p. 61), “a princípio os blogs eram listas de links e sites interessantes que poderiam ser consultados, bem como notas de atalhos para navegação”. Atualmente alguns blogs já estão sendo utilizados para anotações diversas como: poema, crítica literária, crítica de cinema, letras de música, exposição de idéias, opiniões políticas, enfim tudo que é dialógico no ambiente virtual.
Uma das funções do blog é aproximar pessoas, enfim possibilitar interações. Através dele é possível saber notícias de amigos distantes como também fazer novos amigos, formando-se uma comunidade de blogueiros, pois vários blogs disponibilizam links para outros blogs como se fosse uma recomendação de boa leitura.
Além da modalidade escrita, esse gênero constitui-se a partir de várias semioses que completam seu potencial discursivo: imagens, sons, animações, emoticons[7]. Essa reunião de signos torna seu aspecto visual bastante interessante para o leitor desse gênero. Com relação ao aspecto estrutural, é um gênero bem simples, as últimas postagens geralmente aparecem no topo, já as mais antigas no final da página, e há sempre o acompanhamento da data e do horário da postagem. As atualizações podem ser feitas diariamente ou de forma seqüencial de acordo com a disponibilidade do blogueiro.
A linguagem utilizada no blog, geralmente, mostra-se informal em virtude da necessidade de rapidez nas postagens.

Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/viewFile/1378/1077
Conhecendo o Gênero Blog SILVA, N. R. da. Práticas de leitura: a utilização do blog em sala de aula. Texto Digital, Florianópolis, ano 2, n. 2, Dezembro 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário