Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

domingo, 11 de abril de 2010

Minicurso

Minicurso

Estou comentando sobre o minicurso LEITURA E RECONTEXTUALIZAÇÃO: o discurso multicultural, por considerá-lo uma retomada, não só das aulas de LETRAMENTO DIGITAL, mas também, de outras disciplinas já ministradas no curso.
Surpreendeu-me o fato de ser um padre o ministrante do referido minicurso, e mais ainda a sua habilidade de simplificação, sem perda de valor, dos assuntos abordados.
O *Pe. Bruno retomou conceitos já conhecidos nossos, fez uma trajétoria da história do ensino no Brasil, abordou culturas existentes em nosso país, citou autores como
Bakhtin, Bourdieu, Foucalt, Freire, Geraldi, Kock, e Marcuschi entre outros, falou sobre a construção de currículo e deu dicas de trabalhos em sala de aula (sempre enfatizando o uso de textos). As 4h da manhã de sábado pareceram minutos.

Particularmente, interessou-me os três seguintes:

Leitura e Recontextualização:o discurso multicultural;

O Professor Sociointeracionista e @ Inclusão Escolar;

Linguagens e a Palavra.

Esse último traz um capítulo especial sobre o assunto que estudamos para apresentação dos relatos da próxima sexta - feira (16/04/2010), na disciplina Letramento Digital. O capítulo tem como título "A palavra nos novos gêneros textuais da Internet" e se divide em subitens: E-mail, Blog, Chat e Teleconferência.

Observação: Quem não foi ao minicurso perdeu uma grande oportunidade de revisar os conteúdos aprendidos e até mesmo ser ajudado na monografia (o pessoal da produção de textos e livros didáticos).

*O Pe Bruno é sacerdote da Diocese de Nazaré da Mata (PE), formado em Filosofia e Teologia em Olinda, cursou Letras na UFPE, é mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP. Atualmente trabalha como coordenador do EJA do SESC Santo Amaro (PE), é professor na Faculdade de Pernambuco e tem alguns livros editados.

Sueli Araújo

Um comentário:

  1. Uma sugestão para aqueles que perderam o minicurso: comprar os livros do Pe Bruno.
    Maria Suely

    ResponderExcluir