Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital”

No texto de Marcuschi “ Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital” vimos um análise das caracteristicas de alguns gêneros textuais que fazem parte do contexto digital. Segundo o autor, não são muitos os gêneros emergentes nessa nova tecnologia, nem totalmente inédito. Esses gêneros provocam uma polêmica na proporção de seu impacto na linguagem e na vida social. O ambiente virtual é versátil e compete, na importância, nas atividades comunicativas ao lado do papel e do som e seu sucesso está na capacidade de reunir várias formas de expressão, em um só meio, como: texto, som e imagem.
Esse trabalho nos faz perceber que o impacto das tecnologias digitais na vida contemporânea já mostrou que tem enorme poder tanto para construir como para destruir.
Marcuschi fala sobre Comunidades virtuais,que os gêneros emergentes no meio virtual são: e-mail, bate- papo virtual em aberto/ room-chat, bate- papo virtual reservado/ chart, bate -papo agendado/ ICQ, bate papo virtual em salas privadas, entrevista com convidados, aulas virtuais, bate- papo educacional, vídeo-conferência interativa, lista de discussão e endereço eletrônico)e que entre os mais praticados estão e-mail, bate- papo virtual e a lista de discussão.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergente no contexto da tecnologia digital. 50º reuniãodo GEL, USP. São Paulo, 23-25 de maio de 2002
Jane

Nenhum comentário:

Postar um comentário