Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

COSCARELLI, Carla Viana. Espaços hipertextuais - Leitura, hipertexto, espaços mentais.Anais do II Encontro Internacional de Linguagem, Cultura e Cognição, 17/07/2003, Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte. Coordenação geral: Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza B. Smolka. ISBN: 85-86091(CD-Room)

"Se pensarmos que hipertextos são um conjunto de textos interligados, por meio de links, não há por que acreditar que eles seriam tão diferentes assim dos textos que conhecemos".

*Quando leio a referência de Coscarelli a "textos interligados" e a "textos que conhecemos", vem à mente, a definição de intertextualidade que, segundo Marina Cabral**, é "um diálogo entre dois textos". Dessa forma, acredito que os hipertextos (no suporte tela) e os textos (no suporte papel) se aproximam bastante, pois, ambos sempre nos remetem a outros textos, através dos links ou da memória, proporcionando um grande auxílio na construção/compreensão de novos textos.

**Marina Cabral é Especialista em Língua Portuguesa e Literatura e compõe a Equipe Brasil Escola que consultei a partir do site: http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm
Acesso em: 08/04/2010.

*Lúcia Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário