Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa

sexta-feira, 23 de abril de 2010




Diário de classe digital
O letramento e as novas tecnologias
19/03 - (Primeiro encontro)

Começamos uma nova disciplina: Letramento digital, e para mim, foi uma disciplina nova literalmente, pois através dos estudos e leituras que fizemos, mudei meus conceitos sobre Letramento e Letramento digital.
Eis alguns pontos que estudamos e achei necessário publicar no meu diário:
· A alfabetização é tecnologia adquirida através de métodos;
· Letramento: prática da escrita e leitura no decorrer da vida;
· Ler é mais que codificar e decodificar; é interpretar.

Aprendi que, para Magda Soares, existem vários letramentos, e o letramento digital é um dos tais, no qual só acontece quando o leitor sabe utilizar o computador.
De acordo com o texto: “Letramento digital - Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas”, um dos suportes para a nova escrita é a tela digital, vi também no referido texto que “todas as novas formas de ler aparecem vilãs de um tempo, quando na verdade, são apenas novas possibilidades para algo que já se fazia e já se fez na história das interfaces”.

Dentre os variados suportes de leitura, o computador e seus periféricos são comparados a gabinetes fechados onde há alguns séculos as leituras eram feitas, sendo comparados a objetos antigos.

26/03 (Segundo encontro)

Estudamos sobre o Hipertexto e Tecnologias na Educação, neste texto estudei sobre o letramento alfabetizado e o não-alfabetizado virtual, o não-alfabetizado é aquele que começa do zero no mundo digital, mas mesmo assim, o leitor vai adquirindo experiências, deduzindo, interpretando a partir de características familiares que ele já possui.
O letramento digital interage além de interpretar.
É preciso codificar, decodificar tecnologicamente para compreender o letramento digital
É através da tela, o ciberespaço, que se materializa a interação entre escritor e leitor.
Estudei que os hipertextos são como nossos esquemas mentais e os links são como portas que abrem caminhos para outras informações.

09/04 (Terceiro encontro)
Nossa turma construiu o blog “Especialistas em Língua Portuguesa”, onde postaremos nossas ideias, nossos estudos, enfim, nos ajudará, será um suporte técnico para cada professor em Língua Portuguesa. Entregamos o Estudo Dirigido sobre "Espaços Hipertextuais", da Coscarelli. Também estudamos a atividade de estudo e pesquisa em grupo da atividade "Relatos de Aprendizagens sobre Gêneros Digitais", foi muito importante o estudo, e a cada leitura feita abrimos nossa mente aos novos gêneros surgidos com o letramento digital. Através do texto vi que a cada dia mais o letramento digital mesmo antes de adquirir completamente o letramento alfabético ensinado na escola e a prática, o usuário frequente aprende com muito mais ênfase e domínio os gêneros digitais, mas também o mesmo tem desenvolvido a escrita e a oralidade através do mundo digital.

16/04 (Quarto encontro)

Em nosso quarto encontro, no primeiro momento de aula, os grupos tiveram oportunidade de organizar seus trabalhos para apresentá-los à tarde.
O segundo momento foi muito proveitoso, pois os grupos explicaram com clareza sobre a escrita e a oralidade na internet, os diversos gêneros e suportes do ambiente virtual.


Enquanto os grupos apresentavam, eu fazia minhas anotações:
Grupo 1- O Hipertexto abre novos caminhos para outros textos. O hipertexto está em constante transformação, multiplicidade, complexidade, heterogeneidade, potencialidade, conectividade e cartografia.
Grupo 2 - O Blog, diário digital, exposto a todos, tem interatividade, é simultâneo e usa uma linguagem padrão.
Foi indagado sobre o blog ser um gênero ou um suporte para vários gêneros. Apesar de a internet ser criticada, a escrita é fundamental para seu uso. O letramento cultural é mais amplo que o letramento digital.
Grupo 3 - O Hipertexto tem links ligados, ou seja, através de um link inserido em um texto, podemos navegar em outros sites. Os gêneros podem ser primários quando tem uma linguagem simples, ou gêneros secundários quando a linguagem é mais bem elaborada.
O chat não é visto como gênero.
Na linguagem transmitida e o conceito de linguagem vai se modificando.
Grupo 4 - A oralidade e a escrita são repensados no ambiente virtual. Há análises negativas em relação ao ambiente virtual. Por outro lado, há interação, troca de ideias. E a partir do hipertexto, toda leitura torna-se um ato de escrita.

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