UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
XVIII SEMANA DE HUMANIDADES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
XVIII SEMANA DE HUMANIDADES
GT 22 - PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS[1]
COORDENADORAS:
Profª. Drª. Maria da Penha Casado Alves
Profª. Drª. Sulemi Fabiano Campos[2]
PROGRAMAÇÃO
1° DIA (07 de junho de 2010)
Ø MESA 01: A ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h às 14h15min - Jair Araújo
O GERENCIAMENTO DAS VOZES ENUNCIATIVAS NA ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h15min às 14h30min - Thayse Santos Arimatéia
AS FUNÇÕES DA REMISSÃO AO DISCURSO DO OUTRO NA ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h30min às 14h45min - Luana Danielle do Nascimento Silva de Medeiros
AS FUNÇÕES DA REMISSÃO AO DISCURSO DO OUTRO NA ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h45mim às 15h - Andréa Guerra Goldberg
A HETEROGENEIDADE MOSTRADA COMO DISFARCE DE PRODUÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA
15h às 15h15 - DEBATE
INTERVALO (15h15min às 15h35min)
Ø MESA 02: GÊNERO DO DISCURSO E SEQUÊNCIA TEXTUAL NARRATIVA
15h35min às 15h50min - Juliete Guedes da Silva
GÊNERO CANÇÃO: ENTRE O CANTAR E A AQUISIÇÃO DOS SABERES
COORDENADORAS:
Profª. Drª. Maria da Penha Casado Alves
Profª. Drª. Sulemi Fabiano Campos[2]
PROGRAMAÇÃO
1° DIA (07 de junho de 2010)
Ø MESA 01: A ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h às 14h15min - Jair Araújo
O GERENCIAMENTO DAS VOZES ENUNCIATIVAS NA ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h15min às 14h30min - Thayse Santos Arimatéia
AS FUNÇÕES DA REMISSÃO AO DISCURSO DO OUTRO NA ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h30min às 14h45min - Luana Danielle do Nascimento Silva de Medeiros
AS FUNÇÕES DA REMISSÃO AO DISCURSO DO OUTRO NA ESCRITA DO GÊNERO ACADÊMICO
14h45mim às 15h - Andréa Guerra Goldberg
A HETEROGENEIDADE MOSTRADA COMO DISFARCE DE PRODUÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA
15h às 15h15 - DEBATE
INTERVALO (15h15min às 15h35min)
Ø MESA 02: GÊNERO DO DISCURSO E SEQUÊNCIA TEXTUAL NARRATIVA
15h35min às 15h50min - Juliete Guedes da Silva
GÊNERO CANÇÃO: ENTRE O CANTAR E A AQUISIÇÃO DOS SABERES
15h50min às 16h5min - William Brenno dos Santos Oliveira
GÊNERO CANÇÃO: ENTRE O CANTAR E A AQUISIÇÃO DOS SABERES
16h5min às 16h20min - Jaqueline Andréa Medeiros Pereira
ANÁLISE DA SEQUÊNCIA NARRATIVA NO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS.
16h20 às 16h35min - Danilo Cândido
ANÁLISE DA SEQUÊNCIA NARRATIVA NO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS.
16h35min às 16h50min - DEBATE
Ø MESA 03: DIÁRIO DE LEITURA
16h50min às 17h5min - Lúcia de Fátima Farias da Silva
DIÁRIO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
17h5min às 17h20min - Tacicleide Dantas Vieira*[3] Jackeline Rebouças Oliveira
DIÁRIO DE CAMPO: O REGISTRO COMO INSTRUMENTO ANALÍTICO E REFLEXIVO NA INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE
17h20min às 17h30min - DEBATE
2º DIA (08 de junho de 2010)
Ø MESA 01: ESCRITA E ARGUMENTAÇÃO
Ø MESA 03: DIÁRIO DE LEITURA
16h50min às 17h5min - Lúcia de Fátima Farias da Silva
DIÁRIO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
17h5min às 17h20min - Tacicleide Dantas Vieira*[3] Jackeline Rebouças Oliveira
DIÁRIO DE CAMPO: O REGISTRO COMO INSTRUMENTO ANALÍTICO E REFLEXIVO NA INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE
17h20min às 17h30min - DEBATE
2º DIA (08 de junho de 2010)
Ø MESA 01: ESCRITA E ARGUMENTAÇÃO
14h às 14h15min - Luís Henrique Freire Reis* Bruna Katarina Santos Costa
AS FUNÇÕES DAS MODALIZAÇÕES NA ESCRITA DE ARTIGOS DE OPINIÃO
14h15min às 14h30min - Ana Lorena Gadelha Marculina* Alline Martins Rodrigues
O USO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM EDITORIAIS
14h30min às 14h45min - Luana Paulo Farias Batista* Jonathan Wagner Bezerra
A ESCRITA PROTOTÍPICA DE CARTAS ARGUMENTATIVAS
14h45mim às 15h - Elizabeth Olegário Bezerra da Silva* Maria de Nazaré Batista
MANOBRAS DA ARGUMENTAÇÃO
15h às 15h15min - DEBATE
AS FUNÇÕES DAS MODALIZAÇÕES NA ESCRITA DE ARTIGOS DE OPINIÃO
14h15min às 14h30min - Ana Lorena Gadelha Marculina* Alline Martins Rodrigues
O USO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM EDITORIAIS
14h30min às 14h45min - Luana Paulo Farias Batista* Jonathan Wagner Bezerra
A ESCRITA PROTOTÍPICA DE CARTAS ARGUMENTATIVAS
14h45mim às 15h - Elizabeth Olegário Bezerra da Silva* Maria de Nazaré Batista
MANOBRAS DA ARGUMENTAÇÃO
15h às 15h15min - DEBATE
INTERVALO (15h15min às 15h35min)
Ø MESA 02: LITERATURA E GÊNERO
Ø MESA 02: LITERATURA E GÊNERO
15h35min às 15h50min - Valdison Ribeiro da Silva
O CONTO FANTÁSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
O CONTO FANTÁSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
15h50min às 16h5min - Felipe Garcia de Medeiros
O CONTO FANTÁSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
16h5min às 16h20min - Joseaní Martins da Costa
ROTATIVIDADE LITERÁRIA
16h20min às 16h35min - Anderson Menezes da Silva
GÊNERO CHARGE: DO PAPEL AOS BYTES
O CONTO FANTÁSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
16h5min às 16h20min - Joseaní Martins da Costa
ROTATIVIDADE LITERÁRIA
16h20min às 16h35min - Anderson Menezes da Silva
GÊNERO CHARGE: DO PAPEL AOS BYTES
16h35min às 16h50min - DEBATE
Ø MESA 03: LIVROS DIDÁTICOS E PCN
Ø MESA 03: LIVROS DIDÁTICOS E PCN
16h50min às 17h5min -Camila Nascimento Fernandes
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PCN E OS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PCN E OS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
17h5min às 17h20min - Wagner Ramos Campos
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PCN E OS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
17h20min às 17h30min - DEBATE
3º DIA (09 de junho de 2010)
Ø MESA 01: LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO
14h às 14h15min - Amanda Caroline Damasceno Tavares* Daniela Celestino Viana
PERSCRUTANDO O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A ORALIDADE
14h15mim às 14h30min - Cyro Roberto de Melo
ANÁLISE DOS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
14h30min às 14h45min - Thayane de Araújo Morais
ANÁLISE DOS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
14h45min às 15h - Rildeci Medeiros* Vilma Maria da Silva
ANÁLISE DISCURSIVA E CRÍTICA: APLICABILIDADE EM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
15h às 15h15min - Aline Patricia da Silva* Camila Maria Gomes
O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES
14h às 14h15min - Amanda Caroline Damasceno Tavares* Daniela Celestino Viana
PERSCRUTANDO O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A ORALIDADE
14h15mim às 14h30min - Cyro Roberto de Melo
ANÁLISE DOS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
14h30min às 14h45min - Thayane de Araújo Morais
ANÁLISE DOS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
14h45min às 15h - Rildeci Medeiros* Vilma Maria da Silva
ANÁLISE DISCURSIVA E CRÍTICA: APLICABILIDADE EM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
15h às 15h15min - Aline Patricia da Silva* Camila Maria Gomes
O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES
15h15min às 15h30min - DEBATE
INTERVALO (15h30min às 15h50min)
Ø MESA 02: PRÁTICA DE LEITURA E ANÁLISE DE GÊNEROS
15h50min às 16h5min - Kelly Cristina da Silva
OS SENTIDOS (IM)POSSÍVEIS: ANÁLISE DA AMBIGUIDADE E POLISSEMIA EM CHARGES SOBRE POLÍTICA
16h5min às 16h20min - Dinara Soares Chacon* Maria Jaqueline da Silva
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
16h20min às 16h30min - DEBATE
Ø MESA 03: ETHOS DISCURSIVO
16h30min às 16h45min - Rosa Manuelle Santos Xavier* Diego Pinheiro de Assis
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NO DISCURSO POLÍTICO
INTERVALO (15h30min às 15h50min)
Ø MESA 02: PRÁTICA DE LEITURA E ANÁLISE DE GÊNEROS
15h50min às 16h5min - Kelly Cristina da Silva
OS SENTIDOS (IM)POSSÍVEIS: ANÁLISE DA AMBIGUIDADE E POLISSEMIA EM CHARGES SOBRE POLÍTICA
16h5min às 16h20min - Dinara Soares Chacon* Maria Jaqueline da Silva
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
16h20min às 16h30min - DEBATE
Ø MESA 03: ETHOS DISCURSIVO
16h30min às 16h45min - Rosa Manuelle Santos Xavier* Diego Pinheiro de Assis
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NO DISCURSO POLÍTICO
16h45min às 17h - Lívia Maíra Barbosa Felipe
O ETHOS DISCURSIVO E A IMAGEM DO FEMININO EM MARGARIDA
O ETHOS DISCURSIVO E A IMAGEM DO FEMININO EM MARGARIDA
17h às 17h15min - Ana Carolina Lourenço de Assis
A DESCONSTRUÇÃO DO "ERA UMA VEZ"
17h15min às 17h30min - DEBATE
[1] *24 inscrições de trabalhos de pesquisa a serem apresentados no GT 22 e um total de *40 participantes.
[2] sulemifabiano@yahoo.com.br
[3] * O asterisco assinala o aluno que terá direito à fala. Se a dupla preferir, poderá dividir os 15 minutos de fala entre os dois proponentes.
[1] *24 inscrições de trabalhos de pesquisa a serem apresentados no GT 22 e um total de *40 participantes.
[2] sulemifabiano@yahoo.com.br
[3] * O asterisco assinala o aluno que terá direito à fala. Se a dupla preferir, poderá dividir os 15 minutos de fala entre os dois proponentes.
Foi emocionante a apresentação do trabalho "As funções das modalizações em artigos de opinião".
ResponderExcluirOs debates, os ensinamentos... Todos os trabalhos foram maravilhosos e mereciam os aplausos que tiveram. Os GT's deveriam ser mais frequentes - mais incentivados, creio que o aluno aprende mais assim do que ficar preso em uma sala de aula, escutando o professor falar durante duas horas ou mais.
Beijos a todos. Valeu! ;)